O MEI é obrigado a realizar a declaração, pois é pessoa jurídica e é feita por meio do preenchimento da DASN-SIMEI no site da Receita Federal. O prazo de entrega é até o dia 31 de maio. Se o faturamento superar um determinado valor, eles também devem ser declarados no imposto de renda de pessoa física.
Sem enrolação vamos direto ao ponto. Como fazer a Declaração do MEI e ainda tirar algumas dúvidas, de forma simples e prática com todos os links para acesso aos seus respectivos sites oficiais. Continue lendo.
Antes de continuarmos com a demonstração das elaboração da Declaração MEI 2023, vamos falar um pouco sobre o que é a declaração MEI 2023?
O que é a declaração MEI 2023?
A declaração MEI 2023 é referente ao faturamento anual de 2022. Ela é feita para informar ao MEI e à Receita Federal os ganhos do ano anterior.
Embora seja um processo simples, é recomendado completar o documento o quanto antes, para evitar quaisquer tipos de problemas.
Vale lembrar que mesmo que você não tenha faturado nada é preciso fazer a declaração anual MEI.
Declaração MEI 2023 pelo site no Computador
Para fazer a sua declaração MEI 2023, você precisará acessar o Portal do Empreendedor, informar o CNPJ e as letras de segurança fornecidas pelo site.
Próximo passo é preencher Ano Calendário e Tipo de Declaração e pressione Continuar
Lembre-se de declarar o valor bruto, sem nenhum tipo de desconto. Para isso, é necessário fazer um relatório mensal, pode ser feito em livro caixa ou mesmo em planilhas do Excel.
Você precisa anotar mensalmente os ganhos com os serviços prestados e ou produtos vendidos, independente de sua empresa / MEI emitir Nota Fiscal.
Então, para facilitar a organização, tem alguns modelos de relatórios que estão disponíveis gratuitamente online.
Lembre-se e tenha cuidado, pois, essas informações serão passadas para a Receita Federal, então cuidado para não fornecer dados errados e cair na malha fina.
Na próxima tela você deve informar a receita bruta no ano de comércio e indústria e/ou de Receita de Prestação de Serviços, informar se possui empregado no período abrangido na declaração e pressionar Continuar.
Após clicar em Continuar o site apresentará um relatório dos valores apurados, onde você realizará a conferência, se tudo estiver correto é só concluir clicando em Transmitir.
Declaração MEI 2023 aplicativo APP
Para fazer a declaração MEI 2023, baixe o aplicativo pela Apple Store ou Play Store e faça login com o seu CPF.
Após instalar o aplicativo e entrar com o CNPJ do MEI, , basta selecionar o menu e depois clicar em “Fazer a Declaração”. Na próxima tela você segue informando os dados: Ano Calendário, Tipo de Declaração e pressione Continuar.
Na próxima tela você deve informar a receita bruta no ano de comércio e indústria e/ou de Receita de Prestação de Serviços, informar se possui empregado no período abrangido na declaração e pressionar Continuar.
- Receita total bruta do ano anterior;
- Receita referente à vendas de produtos e ou serviços;
- Informar se houveram empregados registrados trabalhando durante o período
Após clicar em Continuar o site apresentará um relatório dos valores apurados, onde você realizará a conferência, se tudo estiver correto é só concluir clicando em Transmitir.
Prontinho Você acabou de enviar sua declaração Anual de MEI, não podemos esquecer dos prazos.
Qual prazo para envio da Declaração MEI 2023
Assim como na declaração MEI 2022 e anos anteriores, a preenchimento deve ser feita até às 23h59min do dia 31 de maio.
É fundamental que você não atrase os papéis, já que eles são revisados pela polícia federal.
Mas e se você atrasar? Qual será a penalidade? Continue lendo:
O que acontece se atrasar o envio da declaração MEI 2023?
Caso você perca o prazo de envio da sua declaração da MEI, será multado com uma taxa de 2% ao mês sobre o valor declarado, sendo R$ 50,00 o valor mínimo e o máximo não podendo ultrapassar 20% do que foi declarado.
Neste caso, só será necessário imprimir a multa e pagá-la em uma lotérica ou rede bancária. Após o pagamento das suas pendências com relação ao MEI com o governo federal estará em dia.
Dúvidas, elogios e críticas, deixe uma mensagem abaixo que responderemos.
Fonte: Site FinoFaro.com
Pingback: Calcular Juros Compostos no Excel: Guia Completo e Prático